Laudo de Para-Raios ou SPDA

O objetivo deste Laudo é fornecer informações referentes as atuais condições da instalação do SPDA - Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Pára-Raios), para efeito de atendimento as prescrições da NBR 5419/2005 da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A Eletrodel seus engenheiros e técnicos são capacitados e treinados para realizar o laudo das instalações de SPDA ( Para Raios), conforme as normas NBR 5419/2005 da ABNT, NR10 e NBR 5410, elaborando um laudo coerente sempre preservando as condições das instalações, indicando os pontos falhos e com possíveis melhorias no sistema.

VANTAGENS EM REALIZAR O LAUDO SPDA

A confiabilidade do sistema é fundamental, pois um sistema ineficiente gera uma falsa expectativa: as pessoas acham que estão protegidas, mas na realidade não estão. O sistema instalado é inadequado e não vai atuar como deveria, não garantindo segurança às pessoas nem à edificação onde ele está instalado. Não se pode precisar o risco, no caso do sistema de pára-raios inadequado ser utilizado, pois a descarga atinge o pára-raios e este não a conduz de forma segura para o solo, gerando centelhamentos perigosos dentro da edificação ( pequenas descargas ou arcos elétricos que podem causar choques, incêndios ou queima de equipamentos eletro-eletrônicos).

QUAL A PERIODICIDADE DO LAUDO SPDA?

Aconselhamos anualmente por ser um sistema de proteção coletivo podendo influenciar em vários aspectos evitar um problemas grave na solicitação de danos causados pelos raios.

OS LAUDOS SÃO OBRIGATÓRIOS?

Sim. A nova redação da NR10 item 10.2.4.g estabelece que o PIE - Prontuário das Instalações Elétricas deve conter o Relatório Técnico das Inspeções que nada mais é do que o Laudo Técnico das Instalações Elétricas. A mesma norma, no item 10.2.4.b estabelece que o PIE deve conter o Laudo de inspeção do SPDA.

Importante destacar que ambos os laudos, juntamente com o Diagnóstico NR10, irão se constituir na BASE para a estruturação do Prontuário Elétrico, e consequentemente de todo o sistema de segurança elétrica da empresa ou edifício.

QUEM PODE ELABORAR OS LAUDOS TÉCNICOS?

Os laudos devem ser elaborados por Engºs Eletricistas, pois somente este tem a habilitação legal (Item 10.2.7 da NR10), e com ART (Anotação Responsabilidade Técnica). Para isenção de opinião e segurança dos trabalhadores os Laudos devem ser executados por profissionais.

A Eletrodel realiza o laudo para empresas, condomínios e edifícios atendendo todas as normas e exigências vale salientar que o síndico (em caso de condomínio), proprietário/diretor do estabelecimento da edificação é o responsável legal por prejuízos causados pela omissão em realizar a manutenção preventiva. A Lei 4519/64 determina a responsabilidade civil e criminal nos casos de problemas ocorridos no estabelecimento em decorrência da omissão ou não das manutenções.

OS LAUDOS SPDA SÃO OBRIGATÓRIOS EM CONDOMÍNIOS?

Sim, pois o síndico responde civil e criminalmente pelo condomínio. Assim sendo, o síndico poderá ser responsabilizado por qualquer dano aos moradores, bem como a empresa que instalou, por não ter seguido as normas vigentes. No caso de não haver pára-raios, o síndico pode responder por negligência ou omissão.

PRECISA DE ORÇAMENTO?

Deixe o seu telefone
Entraremos em contato com você!